Historial

A Igreja de Cristo Rei da Vergada está implantada no local do antigo arraial e ex-Capela da Vergada e teria como orago inicial S. João. O ano exacto da sua construção continua a ser uma incógnita por falta de documentação, mas as pessoas mais antigas dizem que deverá ter ocorrido em meados do século XIX. Posteriormente passou a ter como Patronos Nosso Senhor das Febres e Nossa Senhora da Livração.

A Paróquia de Cristo-Rei da Vergada foi criada por Decreto de 7 de Agosto de 1972 pelo Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, iniciou as suas actividades pastorais a 15 de Agosto do mesmo ano, sendo Pároco, criador e impulsionador da mesma o Rev. Pe. Álvaro Soares da Silva.
É constituída pelos lugares de Ordonhe e Ramil da Paróquia de Argoncilhe e pelos lugares da Vergada e Ermilhe da Paróquia de Mozelos.