Paróquia da Vergada

Pesquisar

Go to content

Voz do Pároco

Actividades Pastorais

Carta do Pároco
Caríssimos Paroquianos da Paróquia de Cristo Rei da Vergada.


Está a nossa Paróquia de Cristo Rei da Vergada em Vésperas de celebrar o seus 40 anos de Paróquia (Bodas de Esmeralda Paroquiais).

Como datas de referência o dia 7 de Agosto de 1972 – Provisão Diocesana da Instituição da Paróquia Experimental de Cristo Rei da Vergada e o dia 15 de Agosto do mesmo ano como da entrada oficialmente ao serviço da actual Igreja Matriz.

São quarenta anos da existência de uma Paróquia ao Serviço da Comunidade Eclesial Local, da Diocese do Porto e da Igreja Católica. São de referir e relevar dos anos anteriores a 1972, as Personalidades Eclesiásticas, Eclesiais e Civis que tanto trabalharam e se sacrificaram pela Paróquia, Igreja Matriz, Cemitério e Residência Paroquial. Nesta data todos (as) serão recordados (as) no propósito de ninguém ficar omisso (a) ou esquecido (a).

Por Provisão de 20 de Outubro de 2008 é nomeado “Pároco da Paróquia de Cristo Rei da Vergada da Vigararia de Santa Maria da Feira, da Zona Pastoral Sul, o Reverendo Padre António Teixeira Machado” tendo o mesmo tomada posse no dia 22 de Novembro de 2008 nas Vésperas e Solenidade de Cristo Rei.

Numa assumpção de tarefas paroquiais e pastorais dos pastores anteriores, nomeadamente, o Reverendo Padre Álvaro Soares da Silva ( de 15 de Agosto de 1972 a 31 de Dezembro de 1984 – 12 anos de Paroquialidade), o Reverendo Padre Antero Alves dos Reis ( de 1 de Janeiro de 1985 a 19 de julho de 2003 – 18 anos de Paroquialidade), o Reverendo Padre Augusto Pereira Baptista ( de 12 de Outubro de 2003 a 22 de Novembro de 2008 – 5 anos de Paroquialidade) tomou posse o actual Pároco acima referido que vai para 4 anos de Paroquilidade.

Durante estes quatros anos a Paróquia de Cristo Rei da Vergada tem-se esforçado por cumprir a sua Vocação e Missão de ser Paróquia na Diocese do Porto em íntima ligação com o seu Pároco, Bispo Titular D. Manuel Clemente e Auxiliar D. João Evangelista P. Lavrador, Arciprestre da Vigararia de Santa Maria da Feira, Reverendo Padre José Carlos Teixeira Ribeiro e Sacerdotes da mesma Vigararia.

Com Conselho Pastoral Paroquial, Comissão Executiva da Paróquia, Scretariado da Catequese Paroquial, Catequistas, Leitores, Grupo de Acólitos, Cantores, Ministros Extraordinários da Comunhão, Grupo de Jovens, Zeladores dos Altares e da Igreja,Vicentinos e Vicentinas, Comissões de Festas e outros movimentos procura a Paróquia orientar-se segundo as normas da Diocese e na Vivência da Fé recebida no Baptismo e incrementada no dia a dia da vida concedido pelo Pai do Céu.

Acrescentada a mais valia dos Senhores Diáconos Joaquim Augusto da Silva Santos e António Avelino Valinho Luis, ordenados pelo Sua Exclência Reverendíssima o Senhor Bispo D. Manuel Clemente e nomeados oficialmente para o Serviço das Paróquias de Caldas de São Jorge, Cristo Rei da Vergada, Pigeiros e também prestar colaboração na Diocese do Porto e Vigararia e para onde forem solicitados no cumprimento do seu Ministério Diaconal.Seria excelente, e no cumprimento das Constituições Conciliares do Vaticano II se restaurassem os outros Ministérios da Ordem : Leitor, Acólito e também por que não o Exorcista?

Ao presbítero ficaria o que lhe é específico: Presidir à Eucaristia e Pregar, Confessar e Administrar a Unção dos Enfermos ou Santa Unção. Ficando todas as outras Celebrações: Sacramentos (Baptismo, Matrimónio), Sacramentaise Devoções (Procissões, Funerais, etc.) para os Reverendos Diáconos, Leitores e Acólitos ordenados com o curso de Filosofia, Teologia, Bíblia e Pastoral.a Paróquia se tem esforçada no seguimento do Recto Caminho traçado por Cristo e animado pelo Divino Espírito Santo. Seria excelente que todos (as) os (as) crentes disso tomassem consciência numa actualização da Crença Cristã adveniente do Evangelho, da sã Doutrina da Igreja emanada das Constituições Conciliares do Concílio da Vaticano II, que já foi há cinquenta anos mas que infelizmente são desconhecidas do Povo Cristão e até Eclesiásticos.

No caminho percorrido há ainda muito a aperfeiçoar sobre todos pontos de vista.
Há um vasto programa para a Celebração da Festa dos 40 anos de Paróquia que já foram divulgados e se dá conhecimento:dia 7 de Agosto de 1972 (data da Provisão Diocesana da Instituição da Paróquia) e a data de 15 de Agosto de 1972 (data da entrada oficial como Igreja Matriz).

Para assinalar a data das Bodas de Esmeralda da criação da Paróquia (40 anos) prevêem-se as seguintes Actividades:
Exposição de fotografias:
Documentação e materiais alusivos à localidade da Vergada.
Esta exposição está já garantida até ao ano de 1973
e terá como título “Alicerces da Paróquia”.
Será aberta 4 de Agosto ( Sábado antes da Missa Vespertina) e ficará exposta até ao dia 10 de setembro.

Conferência no dia 7 de Agosto (terça-feira), às 21 horas, sobre a proto-história, história da Paróquia até ao dia 15 de Agosto pelo Sr. Doutor de História Vergadense, Hugo Silva.
Estará também presente o Projectista desta Igreja Matriz e da Residência Paroquial o Sr. Alberto Dias de Almeida.

Conferência será no dia 9 de Agosto (quinta-feira), às 21 horas. Serão conferencistas o Sr. Pe. Casimiro Pinto de Oliveira e o Sr. Dr. Pedro Ferreira (Director dos coros da Paróquia). O Sr. Pe. Machado fará a apresentação do Sr. Pe. Casimiro e a Sr.ª Dr.ª Ermelinda Ferreira fará a apresentação do Sr. Dr. Pedro Ferreira.

Bênção da Igreja, Dedicação da Igreja e Bênção do Altarna Eucaristia do dia 15 de Agosto ( Quarta –feira) às 19 horas por Sua Excelência Reverendíssima, o Sr. Bispo D. João Evangelista Pimentel Lavrador.

Colocação de placards e placas alusivas às Comemorações.
Convívio/partilha com lanche/ajantarado para todos os inscritos e convidados no final do qual se partilhará o Bolo de Aniversário com o canto de Parabéns
e do Hino da Paróquia.
Colabora, dá a tua ajuda para o embelezamento e concretização deste evento e iniciativa inédita e Histórica.


Vergada 7 de Julho 2012
O Pároco

Página Inicial | Historial | Movimentos | Informações Úteis | Actividades Pastorais | Notícias / Avisos | Reflexões | Contactos | WebLinks | Atas | Site Map


Back to content | Back to main menu